O que é Renda Recorrente?

Tempo de leitura: 2 minutos

Renda recorrente é a receita que você gera, mesmo quando não está envolvido diretamente com a atividade que gera renda. Outro nome para a renda recorrente é renda residual ou renda passiva.

Já na renda ativa o dinheiro deixa de vir para você quando você para de trabalhar. Se você ganha salário, ao pedir demissão ou ser demitido, você vai parar de ser pago.

Com a renda recorrente, você pode manter seu pagamento mesmo sem fazer qualquer trabalho. É necessário muito esforço no início para estruturar o processo da geração de renda recorrente, mas chegará o momento em o fluxo de renda recorrente é estabelecido, e então, você pode parar de trabalhar de forma tradicional, se desejar, e o dinheiro continuará entrando em seu bolso, através do negócio de renda recorrente.

Se eu gerar renda recorrente, não vou precisar mais trabalhar?

renda recorrente não é um período de pagamentos fixos como: uma herança ou a venda de um ativo, seja uma casa ou ações que você possui, mas uma fonte de rendimento com continuidade ao longo do tempo. No entanto, Renda Recorrente não significa renda permanente.

Algumas formas de renda recorrente podem durar alguns anos. Outras formas podem continuar por décadas ou mesmo séculos durante várias gerações (o que é muito raro). Mas todas as fontes de rendimento secam em determinado tempo, por uma razão ou outra.

Algumas formas de renda são mais seguras do que outras, mas há sempre um elemento de risco. Esta é uma razão para dizer que é sábio criar múltiplos fluxos de renda, de modo que você pode reduzir o risco de que todos eles vão falhar simultaneamente.

A Renda Recorrente, como qualquer fonte de renda, você precisará fazer manutenção para funcionar. Alguns fluxos de renda são muito recorrentes, pois não necessitam de manutenção durante anos, e os rendimentos continuam aparecendo. Royalties de livro são um exemplo disso. Independentemente do que aconteça, provavelmente as lojas vão continuar a vender o seu livro.

Mesmo se você desligar o seu site e ficar sem contato, por algum motivo, o livro pode continuar a vender on-line e nas livrarias. Tudo o que precisa fazer é receber os royalties. Não têm que processar pedidos, interagir com os clientes, ou fazer qualquer comercialização.

Outros fluxos de renda são semi-recorrentes, ou seja, você precisa trabalhar para mantê-los. Por exemplo, se você possui várias casas alugadas, ganha a renda recorrente com pagamentos de aluguel de seus inquilinos. Mas também precisa investir algum tempo, energia e dinheiro para manter a propriedade, para encontrar novos inquilinos quando o local ficar vago, e para lidar com pagamentos de seguros e impostos sobre a propriedade. É necessário fazer investimentos na manutenção da estrutura física. Você pode delegar esse gerenciamento desse trabalho para outras pessoas, por exemplo para um parceiro de negócios ou empregado.

Você também pode aproveitar a tecnologia para automatizar alguns processos para você e diminuir a carga de trabalho na manutenção.

Por Benedita Costa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *